Ronco e Apneia

Você está aqui: Home » Ronco e Apneia

apneia-sonoRONCO E APNEIA DO SONO

Ronco
O ronco, é o som produzido pela vibração de um órgão à passagem do ar. Costuma ser proveniente dos tecidos da faringe – Úvula e Palato Mole – que se tornam exuberantes e flácidos, bloqueando parcialmente a entrada do ar e também vibrando com grande intensidade.

Apneia Obstrutiva do Sono
A Apneia do sono é a interrupção da respiração pela boca e/ou pelo nariz, por um período maior do que 10 segundos, muitas vezes, diminuindo a quantidade de oxigênio no sangue. Normalmente, durante o sono, ocorrem alguns episódios de apneia, mas quando esses episódios se tornam frequentes e prolongados, a ponto de interferirem na qualidade do sono da pessoa, configura-se o quadro da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAHOS).

Diagnóstico
É realizado por médicos e odontólogos especializados através da Polissonagrafia, exame que determina a quantidade de apneia obtida em uma noite de sono.

Tratamento
O tratamento do Ronco e Apneia do Sono geralmente é multidisciplinar, a Odontologia do Sono atua com aparelhos intra-orais que são utilizados somente na hora de dormir.

apare_f3